Nessa briga entre Coca e Pepsi-Cola, quem saiu ganhando foi a publicidade

Com as grandes mudanças sociais que estavam acontecendo o ritmo de vida das pessoas também havia mudado, e para pior. A sociedade agora pertencia a uma nova era, onde a fuga para as drogas farmacêuticas faziam parte da realidade. Tendo isso em vista, os químicos e estudiosos da área consideraram uma grande oportunidade mercadológica produzir produtos que traziam em si a incumbência de resolver tais problemas, como se fossem “elixires milagrosos”. E funcionou, não por muito tempo.

Em 1885 , John Pamberton, traz a tona um tônico feito a base de folha de coca e noz-de-cola. Seu objetivo: Livrar as pessoas do vício da morfina! Funcionou, não como um remédio, mas como algo que pessoas sãs estavam pagando pra beber, ou seja… pelo sabor. Assim reformulando o líquido, John Pamberton passou a vender o produto nas lanchonetes, nascia a Coca-Cola.

“Sob o mesmo contexto é criado o xarope de pepsina pelo farmacêutico Caleb Bradhan, com o propósito de auxiliar na indigestão alimentar. Anos depois, surge a Pepsi-Cola.

A guerra começara, de um lado COCA-COLA, ganhando o mundo com seu sabor e devido aos grandes investimentos publicitários. Do outro a PEPSI-COLA, vivendo sob a sombra de sua rival, com poucos investimentos e sendo considerada inclusive como bebida de baixo nível, feita para os pobres.

Tanto a Coca, como a Pepsi deram um novo rumo a publicidade. A Coca-Cola foi capaz de interferir inclusive na cultura, transformando o símbolo natalino, do que antes era verde e azul, para agora vermelho e carismático, encantando e fidelizando gerações, tornando o Papai Noel em um símbolo do produto.

Já a Pepsi fez acontecer no meio televisivo, nenhuma empresa jamais havia investido tanto quanto a mesma no setor. Com Michael Jackson estrelando como garoto propaganda do “Pepsi Generation” como era de se esperar, foi um sucesso.

Enfim, a publicidade atual e futura sempre terá contas a prestar com o mundo das Colas, afinal de contas foram elas quem deram “tesão” e grande valor ao mesmo.

Anúncios
Etiquetado ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: